Blog

img

Fotografias que parecem pinturas

05 de Outubro de 2017 0 comentários

A diferença técnica entre uma fotografia e uma pintura parece óbvia – uma foto capta um momento específico no tempo e no mundo real, enquanto uma pintura é uma representação visual produzida sem limite de tempo. Digamos que uma fotografia é “real”, enquanto uma pintura é considerada “arte.” Mas, como qualquer fotógrafo pode atestar, ambas definições são muito limitadas. Por outro lado, se um quadro pode levar alguém a lágrimas ou gerar novas ideias, por que não seria real? Ainda, se uma fotografia pode ser composta precisamente e transmitir tanto impacto emocional como uma pintura, por que não considerarmos arte? Pensando nisso, nos propomos a encontrar fotografias da nossa biblioteca que mais parecem uma obra de arte.

A linha tênue entre a realidade objetiva e a arte continua a desaparecer à medida que avanços técnicos permitem que fotógrafos capturem imagens impressionantes por meio de processos especiais que mudam, editam ou filtram suas imagens. Como as seguintes fotografias sugerem, a única diferença verdadeira entre uma fotografia e uma pintura é a ferramenta usada para criá-las.

Veja a seguir nove fotos que mais parecem pinturas.

1. Ice Cave, Glacier Vatnajökull, Islândia

 

ice cave photos that look like paintings
Imagem de Bon Appetit

Fotógrafos destemidos viajam frequentemente ao redor do mundo em busca da foto perfeita. Essa imagem em particular foi tirada de dentro de uma caverna de gelo na geleira Vatnajökull. Considerada como a maior massa de gelo glacial da Islândia, a Vatnajökull foi formada há milhares de anos e cobre uma superfície de 5.500 milhas quadradas. Para quem busca emoção, esse é o lugar certo. Turistas podem embarcar em passeios e caminhadas dentro de cavernas de gelo, sendo que o tempo pode fazer uma simples caminhada durar até cinco horas.

A imagem exalta a beleza rara e delicada da localização – o contraste entre o teto liso e o terreno acidentado mescla-se super bem com a distribuição uniforme de tonalidades opostas. Essa foto é resultado do trabalho de Bon Appetit, conhecido principalmente por fotografia publicitária de fast foods e outras peças relacionadas à indústria alimentícia.

2. Cabana à beira mar em Labuan, Malásia

 

hut sunset photos that look like paintings
Imagem de Sazali

Às vezes, as fotos mais legais podem ser tiradas de lugares comuns por onde andamos. Tudo o que precisamos é ter o olhar de um fotógrafo (se tiver um nascer do sol lindo, melhor ainda!), para capturar cores e enquadramento únicos. Essa imagem simétrica de um bungalow foi tirada na ilha de Labuan, na Malásia. A casinha charmosa fica atrás do restaurante Nagalang Seafood. Compare a imagem com a do Google Maps para refletir como é importante o papel do artista na composição e resultado, e como sua visão de mundo influencia seu trabalho.

Essa linda foto foi tirada por Sazali, um fotógrafo freelance que mora na Malásia e é especialista em casamentos e eventos. Ele também gosta de fotografar paisagens, natureza, flores, paisagens marinhas e uma variedade grande de temas.

3. Macro fotografia de um dente-de-leão

 

macro dandelion photos that look like paintings
Imagem de hofhauser

Pode até parecer que essa imagem seja uma ilustração ou uma pintura abstrata, mas na realidade é uma fotografia macro de um dente-de-leão. Como muita gente já sabe, a fotografia macro amplia o objeto fotografado, permitindo que o telespectador consiga alcançar detalhes impossíveis de serem vistos a olho nu. Os avanços na fotografia digital tornaram a fotografia macro acessível aos entusiastas que anseiam explorar essa técnica com um orçamento modesto.

O que nos atrai nessa imagem é que ela “brinca” com a nossa imaginação. Cada “pompom” do dente de leão, mesmo que super ampliados, parecem macios e delicados. O fundo verde aparente destaca tonalidades vívidas. hofhouser, fotógrafo que mora na Hungria e um dos talentos da Shutterstock, é responsável por essa fotografia mágica. Além de criar outras imagens macro de chuva, penas de pavão etc. ele ama ilustrações digitais e planos de fundo.

4. Tempestade em Veneza, Itália

 

stormy night venice photos that look like paintings
Imagem de Kert

Pinturas de artistas famosos são criadas para dar uma sensação de profundidade e traduzirem um estado de espírito específico do tema trabalhado. Aqui, um beco isolado em Veneza é descrito como fantasmagórico, principalmente quando se tem uma tempestade. No entanto, a profundidade de campo e a composição da foto chama a atenção do espectador para o centro da cena – toda a fotografia é enquadrada para chamar a atenção para o corredor iluminado até a tempestade de raios que surge no horizonte. É impossível resistir. 

A imagem é do nosso colaborador Kert. Seus temas variam muito e perpassam por arquitetura, comida, moda e fotografia de viagem.

5. Casal pintado com tinta fluorescente

 

neon paint
Imagem de David Tadevosian

Uma imagem bonita e que chama a atenção: Um casal se abraçando e coberto com tinta néon fluorescente. A combinação da pintura, da luz negra e da cuidadosa composição transforma essa imagem em algo que pode ser facilmente confundido com uma ilustração ou pintura.

David Tadevosian é fotógrafo e cinegrafista responsável por esse clique fascinante.

6. Waterhole, no Parque Nacional Etosha, Namíbia

 

africa watering hole
Imagem de Artush

Fotos que parecem pinturas nem sempre incluem visuais arrebatadores ou cores surreais. Essa fotografia de zebras e antílopes compartilhando pacificamente de uma poça d’água com um elefante africano é simples e artística. A imagem foi capturada no Parque Nacional de Etosha, uma área protegida no norte da Namíbia com paisagens diversas e grande variedade de animais selvagens, como rinocerontes, girafas, elefantes, avestruzes e leões.

O colaborador da Shutterstock, Artush, é o fotógrafo por trás dessa imagem única. Ele gosta de capturar fotos emocionantes de animais e paisagens exuberantes durante suas viagens pelo mundo.

7. Vista aérea de uma floresta durante o inverno, Rússia

 

forest sunset
Imagem de Vladimir Melnikov

Seria ótimo se todo fotógrafo pudesse pegar um helicóptero e tirar fotos premiadas lá de cima! Felizmente, a chegada dos drones tornou isso uma realidade possível para muitos profissionais da área. Essa imagem foi tirada quando o pôr-do-sol se despedia de mais um dia sob uma floresta coberta de neve em uma área remota da Rússia. Enquanto a maioria das imagens de pôr-do-sol são tiradas da terra, essa vista de cima do horizonte nos dá uma perspectiva diferente e uma composição maravilhosa que destaca um gradiente que abrange as cores laranja, azul e cinza.

Vladimir Melnikov, responsável pela arte, mora na Rússia, onde também trabalha como piloto para uma companhia aérea local.

8. Floresta na Transilvânia, Romênia

 

creepy forest
Imagem de andreiuc88

Muitas fotografias podem ser igualadas a pinturas porque, à primeira vista, evocam um estado de espírito complexo. Como é o caso dessa foto de uma floresta densa da Transilvânia, na Romênia. A combinação névoa, canteiros amarelos esparsos e a luz baixa dão uma sensação quase que de pavor.

O efeito aqui não é acidental – o fotógrafo andreiuc88 é perito quando se trata de fotografia de suspense. Profissional especialista em natureza – morador da Transilvânia (sim, a terra do Drácula) – andreiuc88 curte tirar fotografias que dão medo!

9. Jardim de outono, Paris

 

monet painting fountain
Imagem de Dmitry Zimin

Até mesmo fotografias sem filtro, ou não editadas, podem parecer como pinturas. Esta imagem impressionante foi capturada em um jardim perto de Paris, mas poderia passar facilmente como uma pintura de Monet.

Pai do movimento impressionista, Claude Monet buscava explorar os sentimentos que a natureza poderia evocar, concentrando-se em texturas e na “dança” de luzes em todas as suas pinturas. Essa fotografia, com suas matizes de ouro, sua rica textura de outono e a simetria perfeita exige do espectador uma análise mais cuidadosa ao decidir se ela pertence a um museu ou a uma câmera fotográfica.

Dmitry Zimin é o talentoso fotógrafo por trás dessa imagem maravilhosa.

 

Via: Shutterstock

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar