Blog

img

A inovação é uma percepção

02 de Março de 2018 0 comentários

Grande parte do nosso mundo não é o que parece. Na verdade, o mundo real é muito semelhante ao que percebemos.

As cores não são mais do que a interpretação de ondas de energia quando um elétron é excitado por um fóton de luz. O som não existe, é a interpretação simples da nossa orelha de compressões de ar. E mesmo que o céu seja azul, é simplesmente a luz interagindo com oxigênio e ozônio.

E se isso não bastasse, por exemplo, nossos olhos não veem. É nosso cérebro que vê, nossos olhos são apenas as janelas para o mundo de uma caixa escura, que coleta luz pela diversão.

O mundo que nos rodeia não é o que é, é o que percebemos

Branding, de certa forma, não é mais do que a construção de Percepções que nos ajudam a construir o mundo que queremos que todos vejam.

Cores, sons, comportamentos, formas, texturas, mensagens, vozes, produtos… percepções, significados, que são capazes de criar valor e preferência em um mundo cheio de interpretações.

Na luta particular das marcas para construir valor e preferência, há uma luta pela percepção.

Uma das coisas que ajuda as marcas a gerar valor de forma constante é a inovação. A capacidade de evoluir, surpresa, dar um passo à frente e liderar.

A inovação é uma obsessão para as marcas que desejam competir em valor e não em preço. Eles querem construir um mundo com suas próprias regras e não seguir os outros. Eles querem ser alguém único e não alguém do grupo. Eles querem provar ao mundo que eles apostam no melhor talento. Que eles não estão satisfeitos com o seguimento em que estão.

Mas a inovação é algo extremamente exigente, requer investimento, perseverança, uma cultura que recompensa e encoraja erros, agilidade, determinação e, acima de tudo, imediatismo.

A inovação que muitos percebem requer um QUE.

E tenha o que é tão caro. Primeiro, porque você tem que ter, e em segundo lugar, porque já pode ser muito bom e único para que alguém não o tenha em pouco tempo.

Uma inovação de O QUE, com base em modelo de produto, processo ou negócio, é uma inovação que pode ser muito lucrativa se pudermos sustentá-la pelo tempo necessário, ou uma falha se tudo o que fazemos for abrir caminho para as hordas de concorrentes.

Mas a melhor coisa sobre Inovação é que, como nossa realidade, é uma Percepção. A inovação não é apenas o que eu tenho, mas COMO eu faço isso.

Na verdade, pensar em diferentes maneiras de dizer algo, de mostrar algo, de ensinar algo, de construir uma realidade diferente, é inovar. Estar criando a percepção de que existe algo diferente.

Enquanto se esforça por 2 anos para lançar uma bebida saudável única no mercado, você dará a vantagem dos meses que levam a competição para copiá-lo… o esforço para construir uma marca que faz e diz as coisas de forma diferente, criará um espaço único na mente daqueles à sua volta, difícil de conquistar.

Quando as marcas são capazes de construir percepções que se tornam significados poderosos, são capazes de conquistar a realidade das pessoas.

Pensar na Marca como um poderoso eixo da Inovação é pensar que podemos criar realidades de liderança competitivas sem sermos os únicos que têm algo.

Uma boa construção de marca pode nos ajudar a competir de forma inovadora, sem ter um único produto inovador. No final, o mundo que acreditamos é o mundo em que percebemos e construímos as percepções certas, é criar o mundo que você quer que criemos.

Em suma, a inovação é uma atitude, não um fim.

 

Via: Clube Design

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar