Blog

img

Benefícios da impressão digital

26 de Setembro de 2019 0 comentários

A impressão digital é nos dias de hoje, um dos métodos mais utilizados para a produção de materiais gráficos em geral. Permitindo a otimização de pequenas demandas, e promovendo maior agilidade, a impressão digital tem muitos pontos em seu favor, como por exemplo a constante inovação tecnológica.

Algumas pessoas ficam em dúvidas sobre quando devem ou não recorrer pela impressão digital, quais são seus benefícios e onde encontrar o serviço de impressão digital com qualidade superior. Falaremos sobre esses tópicos a seguir.

Impressão Digital: Definição

Antes de falarmos sobre os benefícios, é importante situarmos o que vem a ser a impressão digital. É a impressão obtida por meio de dados digitais transferidos diretamente do computador ou mídia de memória, para a impressora.

É um processo pelo qual se dispensa a gravação de uma matriz, chapa, fotolito, para que se possa produzir a impressão.

Impressão Digital: Alta qualidade de impressão

Há vários fatores benéficos em se adotar a impressão digital, um dos principais argumentos é a ótima qualidade que este método hoje em dia é capaz de produzir, graças aos avanços da tecnologia dentro do setor gráfico. Hoje não há nada que desabone a qualidade da impressão digital, muito pelo contrário, equipamentos atuais permitem uma excelente impressão em mídias diversas e ainda com o uso de dados variáveis.

Versatilidade da Impressão Digital

A questão da versatilidade também conta a favor. Equipamentos sofisticados permitem impressão em substratos diversos, papéis lisos, foscos, cintilantes, texturizados, pvc, uma infinidade de mídias. A variedade de gramaturas que podem ser utilizadas por meio da impressão digital também é vasta, chegando até 300gr/m2, refletindo assim outro aspecto positivo de se optar por este processo de impressão.

Custos reduzidos com a Impressão Digital

Com o advento da impressão digital, foi possível a redução de custos, gerando maior economia. Isso ocorre pois ao se permitir a impressão de uma pequena tiragem, é possível renovar os materiais que necessitam da troca de informações, por exemplo, por meio de uma nova impressão, o que já não seria viável numa impressão em larga escala, cujos impressos ficariam defasados e seriam provavelmente inutilizados.  Hoje com a necessidade da sustentabilidade, a impressão sob demanda é relevante, imprimir somente aquilo que se precisa sem desperdício. Esta ideologia vai de encontro ao processo de impressão digital.

Dados Variáveis: mais um benefício da Impressão Digital

A Impressão de informações variáveis, conhecida como Dados Variáveis (Variable Data Printing – VDP) permite a utilização de uma infinidade de dados e informações, tais como textos, nomes, fotos, imagens, códigos de barras, QRCodes, individualizando o impresso e tornando a propaganda sob medida para atrair o interesse do grupo certo de clientes em vez de ser dirigida para uma grande massa.

A impressão digital permite dentre tantas facilidades, a oportunidade de se criar conteúdos personalizados e diferenciados, especificando os materiais gráficos com dados variáveis.

Quem não gosta de ser tratado de maneira exclusiva? Cada impresso passa a ser único, assim como o cliente. Ao invés, por exemplo, de produzir 10 mil impressões de um único documento, entregando uma única mensagem para 10 mil clientes, a impressão de dados variáveis permite imprimir 10 mil documentos diferentes com mensagens personalizadas para cada cliente.

Sendo assim, a impressão digital está cada vez mais inserida na realidade do setor gráfico atual, uma vez que este mercado demonstra a importância da comunicação segmentada, personalizada e individualizada.

 

Via: Futura Express

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar