Blog

img

As tendências de cores para 2022, segundo a Pantone

07 de Dezembro de 2021 0 comentários

Calma, conforto, otimismo e alegria: estes são os sentimentos que as tendências de cores para 2022 apontadas pela Pantone Color Institute inspiram.

A Pantone é uma autoridade global quando se fala em cores. Por que? Pois a empresa, fundada em 1963, realiza a codificação e sistematização de cores, usadas por diversas indústrias como a têxtil e gráfica. Assim, os seus relatórios de tendências da empresa são muito esperados não só pelos designers de todas as especialidade e estilistas. Além, é claro, do público também curioso sobre quais serão as cores que vão predominar no ano.

Quer saber quais são as cores que vão estar com tudo em 2022 na hora de decorar a sua casa? Então, continue lendo este artigo que contaremos tudo!

As tendências de cores para 2022


Na abertura do New York Fashion Week, a primeira semana de moda realizada presencialmente desde a eclosão da pandemia da Covid-19, a Pantone publicou o relatório Fashion Color Report para o primeiro semestre de 2022.

O relatório apresenta 10 cores que devem fazer sucesso no próximo ano. E, é claro que a escolha das cores não poderia deixar de considerar o momento histórico, pelo qual estamos passando, com o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

De acordo com os especialistas do Pantone Color Institute, as 10 cores refletem nossa busca por equilíbrio em meio a um mundo em transformação. Dessa forma, as cores para 2022 evidenciam nossa necessidade de conforto e segurança através do familiar. Mas isso não significa uma tendência à nostalgia. Pois, ao mesmo tempo, há um desejo por espontaneidade e alegria, num sentimento de nova libertação.

 

Confira quais são as 10 cores que são tendências para 2022 segundo a Pantone:

 

PANTONE 12-4401: “Spun Sugar”

Um tom azul pastel doce com uma natureza arejada.

PANTONE 13-1513: “Gossamer Pink”

Suave e poderosa, este tom de rosa pastel tem um toque leve e terno.

PANTONE 18-2042: “Innuendo”

De alta visibilidade, envia uma mensagem tentadora.

PANTONE 19-4151: “Skydiver”

Nos inspira a descobrir novas alturas.

PANTONE 14-0850: “Daffodil”

Este amarelo alegre nos conecta à espontaneidade de um jardim primaveril.

PANTONE 16-4118: “Glacier Lake”

Um azul calmo e fresco é carregado de serenidade e quietude.

PANTONE 18-4728: “Harbor Blue”

Reflete nossa busca por um espaço seguro.

PANTONE 18-1019: “Coca Mocha”

Um toque de marrom que aquece o nosso espírito.

PANTONE 18-3324? “Dahlia”

Um roxo destacado que exala uma vibração dinâmica.

PANTONE 18-1564: “Poinciana”

Um vermelho poderoso que faz uma declaração dramática.

E os tons pastéis?

 

Ah, os entusiastas dos tons pastéis e cinzas claros podem ficar descansados, pois eles continuam com força entre as tendências de cores. Além destas 10 cores destaque, a Pantone ainda apontou 5 tons chamados “Core Classics”, ou seja, tons neutros clássicos, que oferecem versatilidade e atemporalidade. São eles:

 

PANTONE 11-0602: “Snow White”

Um branco puro e limpo, que expressa nosso desejo por simplicidade e paz interior.

 

PANTONE 13-0003: “Perfect Pale”

Um bege arenoso sutil, que fala com o conforto calmante de uma praia acolhedora e convidativa.

 

PANTONE 16-6216: “Basil”

Um verde doce e saboroso que emana saúde e bem-estar.

 

PANTONE 14-4104: “Northern Droplet”

Um cinza claro que traz tranquilidade.

 

PANTONE 18-4004: “Poppy Seed”

Um cinza escuro que contém uma familiaridade atemporal.

Estes 5 tons são perfeitos para montar uma atmosfera acolhedora e convidativa para as áreas íntimas e sociais da casa, além de fazer uma composição equilibrada com tons mais vibrantes.

Clarity: uma paleta de cores cheia de serenidade para a decoração em 2022


Em agosto deste ano, a Pantone também divulgou uma paleta de cores claras e meditativas que serão tendência na decoração de 2022 – seja na pintura, em móveis e objetos decorativos.

Clarity é uma paleta ideal para um ambiente clean, funcional e seguro, onde possamos permanecer tranquilos. Dessa forma, a paleta Clarity oferece uma contraposição ao cenário de crise de saúde global que estamos enfrentando, contribuindo para a nossa sensação de bem-estar.

No entanto, vale ressaltar que os tons neutros de amarelo, rosa, azul, roxo presentes da paleta não deixam o ambiente sem personalidade. Pelo contrário, são perfeitos para criar um espaço aconchegante e, ao mesmo tempo, mais amplo e que se adequa ao seu estilo de decoração preferido.

 

Confira quais são elas:

 

PANTONE 11-0601: “Bright White”

 

PANTONE 13-3405: “Lilac Snow”

 

PANTONE 12-5507: “Bay”

  

PANTONE 20-0087: “Lead Crystal”

 

PANTONE 11-0617: “Transparente Yellow”

 

PANTONE 12-1304: “Pearl”

 

PANTONE 14-4005: “Nantucket Breeze”

 

PANTONE 13-4108: “Nimbus Cloud”

 

Estes tons são perfeitos para quem ama o estilo clean ou minimalista, mas também não ficam de fora do radar quem gosta de uma decoração exuberante. Fazem ótimas combinações com as outras cores tendências. Experimente, por exemplo, uma composição monocromática com uma meia parede “Lilac Snow” e “Dahlia” ou “Daffodil” e “Transparent Yellow”, por exemplo.

Mas se você quer se inspirar na natureza, aposte nos diferentes tons de azul, de verde e marrom “Coca Mocha”.

Qual será a cor do ano para 2022?


Além das tendências para o ano, a Pantone também elege uma cor do ano. Em 2021 foram eleitas duas cores ao invés de uma só, como se faz tradicionalmente. Foi o cinza “Ultimate Gray” (PANTONE 17-5104) e o amarelo “Illuminating” (PANTONE 13-0647).

Embora o amarelo já tivesse aparecido nas cores do ano – em 2009 com o tom “Mimosa” (PANTONE 14-0848) – este foi o primeiro ano que o um tom de cinza figurou como cor do ano.

Para Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone Color Institute, a combinação é “Prática e sólida como uma rocha mas, ao mesmo tempo, reconfortante e otimista, esta é uma combinação de cores que nos dá resiliência e esperança“.

A escolha mostrou-se uma resposta de força e otimismo em face à pandemia (ainda) que vivemos em 2021. O mesmo não aconteceu com a cor do ano de 2020, o azul “Classic Blue” (PANTONE 19-4052), num tom elegante e atemporal, escolhido no final do ano anterior, antes da eclosão da pandemia.

A cor de 2022 da Pantone ainda não foi revelada. Mas tudo indica que ela está entre as 10 cores tendência reveladas no relatório da NYFW.

Por outro lado, a Worth Global Style Network (WGSN), empresa que faz análise e previsão de tendências, aponta o magenta “Orchid Flower” como uma cor que traz a positividade e o escapismo necessários para 2022.

Outras cores de destaque para o WGSN são: “Olive oil”, um tom de verde oliva que reflete equilíbrio; o amarelo pastel “Butter” presente nos desfiles das marcas Alexander McQueen e Chanel, que remete ao conforto; o amarelo alaranjado “Mango Sorbet”, energético e revigorante; e, por fim, o azul “Atlantic Blue”, versátil e confortável.

Via: Blog Carajás

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar