Blog

img

7 dicas para arrasar no TCC

07 de Novembro de 2022 0 comentários

As dicas de TCC ajudam os estudantes a melhorar a forma como lidam com um dos momentos da graduação: o Trabalho de Conclusão do Curso. O objetivo do TCC é reunir em um trabalho os conhecimentos do estudante sobre aspectos da sua área de formação podendo ser elaborado em diferentes formatos: monografia, audiovisual, planejamento, estudo de caso, entre outros. Para auxiliar os estudantes, criamos esse guia com dicas para arrasar no TCC. Confira:

 

Escolha do tema

 

Muitos estudantes têm dúvidas sobre como escolher o tema do TCC. Por ser um trabalho de maior complexidade, ter esse tipo de questionamento é comum. A dica para conseguir escolher o tema ideal é buscar algo que chamou atenção durante o curso e que o estudante tenha facilidade para passar um tempo se dedicando. Isso é importante porque serão ao menos cinco ou seis meses estudando sobre uma questão específica, então imagine falar sobre aquilo que você não tem afinidade?

 

Parece clichê, mas escolha o tema com antecedência para ter a oportunidade de trabalhar com ele ao longo do curso. Muitos estudantes que conseguem escolher o tema antes do prazo previsto encaixam o assunto em seminários da faculdade ou artigos científicos ao longo do curso.

 

Tenha um bom relacionamento com o orientador (a)

 

A orientação de um professor será essencial ao longo do TCC. Por isso, saiba escolher o seu orientador. É importante que o profissional tenha alguma linha de estudo ou pesquisa que se relacione com o seu tema. Compareça aos encontros marcados para orientação e dê o seu melhor para entregar as solicitações no prazo estabelecido.

 

Conheça as regras da ABNT

 

As regras da ABNT costumam ser o maior pesadelo dos estudantes durante o TCC. Uma forma de prevenir maiores problemas é dominar as regras da ABNT que todo estudante deve conhecer. São normas básicas, utilizadas nas produções científicas. Atualmente, também há aplicativos que realização a formação da ABNT e facilitam a vida dos alunos.

 

Tenha um cronograma bem estruturado

 

Em conjunto com o professor-orientador, estabeleça prazos para entrega das seções do TCC. Além disso, tenha um cronograma próprio para conseguir cumprir com as datas definidas. Separe horários para leitura e produção escrita do seu TCC. Dessa forma, você não se sentirá tão sufocado (a) no final do trabalho.

 

Estude e escreva diariamente

 

Uma das dicas de maior sucesso sobre como escrever uma dissertação de mestrado é a de escrever ao menos 200 palavras diariamente. O mesmo é válido para o TCC. Não deixe para escrever o trabalho em cima da hora e correr o risco de não conseguir o resultado esperado. Cumpra o seu cronograma e se habitue a produzir diariamente. Para lidar com o bloqueio criativo, descanse, tente encontrar a raiz do problema, busque outras inspirações e peça auxílio ao orientador(a).

 

Planeje a sua apresentação

 

Superar o medo de falar em público é um desafio para muitos estudantes que precisam apresentar o TCC. Planejar a apresentação é importante até mesmo para quem possui maior facilidade em lidar com a exposição diante de um público. Tanto a parte tecnológica, o que envolve utilizar ferramentas que ajudam a criar uma apresentação impecável, quanto o conteúdo deve estar bem estruturado, sendo apresentado dentro do prazo estipulado.

 

Organize os seus arquivos

 

Não confie todo o seu TCC somente em um pendrive ou em um computador. Diversos problemas podem acontecer e apagar todo o trabalho. Para evitar transtornos, separe uma pasta no computador, pendrive e na nuvem para guardar os arquivos relacionados ao TCC. Separe outras pastas para os documentos com os textos, fotos, conteúdos para ler, bibliografia, entre outros. Assim você não perde tanto tempo tentando encontrar o arquivo desejado.

 

Via:EducaMaisBrasil

 

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar