Blog

img

Redação nota mil: como fazer uma?

25 de Setembro de 2023 0 comentários

Uma redação nota mil faz sim diferença! Estudar para as provas é uma parte muito importante da sua preparação para o Enem, mas não pode ser a única, sabia? A redação também tem um papel essencial para ir em busca da sua aprovação! 

Ter uma redação nota mil não é difícil: com o preparo certo e muita dedicação, você pode entrar para o grupo seleto de pessoas que conseguem a nota máxima em uma das partes mais difíceis da avaliação. E, claro, isso o colocará à frente dos concorrentes ao disputar as vagas no Sisu, Prouni ou, então, conseguir boas condições no Fies.

E se você está em busca de alcançar um texto perfeito, zero defeitos, vem com a gente que vamos ajudá-lo a conquistar esse sonho.

 

Leia com atenção os textos de apoio

 

Os textos de apoio são seus maiores aliados na hora de fazer uma redação nota mil no Enem. Mesmo que encontre um tema no qual não conheça nada, eles oferecerão toda a base para construir sua argumentação. Por isso, dê muita atenção à leitura deles.

Para evitar ser pego de surpresa, faça uma boa preparação para redação. Nela, você poderá acompanhar quais são os temas com maior probabilidade de cair naquele ano e, inclusive, treiná-los com a possibilidade de correção e feedback direcionado.

Aqui no Stoodi, você tem aulas com os melhores professores, que oferecerão dicas incríveis que vão ajudá-lo a criar a melhor redação, além de poder fazer quantos treinos quiser e ter seus textos corrigidos por quem é expert do assunto. Com os feedbacks, você poderá aperfeiçoar suas técnicas até conseguir alcançar uma nota máxima na redação.

 

Estruture o texto em tópicos

 

Para entender se o seu texto ficará coeso no encadeamento de ideias, uma boa sugestão é começar estruturando-o com principais tópicos que deseja abordar. Por exemplo, quais pontos estarão presentes na introdução? O que será ponderado na argumentação no desenvolvimento? Quais são suas sugestões de resolução do problema que estarão na conclusão?

Pensar no texto em tópicos permite enxergar qual será o fio condutor da sua redação logo de cara. Com isso, se esse trajeto não estiver alinhado, você consegue redirecionar as rotas sem precisar mexer na estrutura toda do texto.

Para uma prova na qual a otimização do tempo também é uma importante aliada, é preciso reduzir ao máximo o tempo de falhas na execução da redação. Além disso, ajuda para que você não esqueça nada do que está planejando para o texto.

 

Faça um rascunho

 

Após separar os principais tópicos, é hora de fazer um rascunho da redação. A prova tem um espaço destinado para isso e será fundamental utilizá-lo antes de passar para a folha de correção. Caso perceba que será preciso cortar alguma questão, para não ultrapassar o limite de linhas, não terá problemas com isso.

Além disso, o rascunho pode ser uma forma de “limpar a mente” para começar as questões da prova e, depois, retornar, polindo e melhorando o seu texto. Tudo dependerá da sua estratégia de prova e que definiu como a melhor para conseguir cumprir o prazo.

Mas lembre-se de separar um tempo para rever o rascunho, otimizá-lo e passá-lo a limpo para a folha que será corrigida pelos corretores do Enem. Caso contrário, o prazo da prova pode acabar e você não concluir esse processo. Então lembre-se de ficar atento ao relógio, ok?

 

Cuidado com a gramática, coesão e coerência

 

A correção da redação do Enem considera 5 critérios:

  1. Domínio da escrita formal em língua portuguesa;
  2. Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento;
  3. Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos;
  4. Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação;
  5. Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos.

Ou seja, 2/5 da prova (até 400 pontos) estão ligados com a sua capacidade de ter cuidado com a gramática, coesão e coerência (critérios 1 e 4). Uma boa parte, não é mesmo?

Por isso, mergulhe nos estudos sobre esses três pontos. Isso vai ajudá-lo, inclusive, no exame de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Ou seja, só vantagens de contar com o aprofundamento nesses estudos!

Você pode ter, por exemplo, ter um argumento coerente, uma boa resposta para solução da questão, mas deslizar na gramática. Isso pode levar a perder pontos que serão importantes para sua aprovação. Olho nessas questões então!

 

Lembre-se que é um texto dissertativo-argumentativo

 

Há diferentes tipos de redação, como você já deve ter visto nos seus estudos para a prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. Contudo, especificamente para a redação, o modelo escolhido é o dissertativo-argumentativo. É preciso estar alinhado com isso para não perder pontos importantes na sua redação.

Mas, quais as principais características de um texto dissertativo-argumentativo? Estão entre elas:

  • apresentar uma linha de raciocínio coerente;
  • defesa clara de um ponto de vista;
  • questionamento de uma realidade;
  • apresentação de contrapontos na argumentação que comprovem a sua tese;
  • conclusão da argumentação;
  • a exposição deve ser toda feita de forma clara e objetiva.

 

Proponha uma solução ao tema

 

Por ser um texto dissertativo-argumentativo, ele está dialogando sobre um problema que foi apresentado na formulação do tema. E, por isso, você precisa propor uma solução para ele.

E ele também precisa ser bem construído, pois compõem 1/5 da sua nota! O que não pode faltar na proposição de solução? Veja a seguir:

  • agente: quem será o responsável por realizar a solução?
  • ação: o que será feito de forma concreta?
  • modo: de que modo será feito?
  • detalhamento: o que será preciso para que a solução seja aplicada e de que forma se relaciona com o tema.

Lembre-se de deixá-la, de forma clara, em um único parágrafo. E sempre reveja se, de fato, ela está relacionada com o tema proposto é baseado, também, nos textos-base que foram apresentados.

Uma dica que ajuda a compor uma proposta de tema bem interessante e criativa é: ler bastante. Na verdade, isso vale para a redação como um todo! O hábito de leitura ajuda a conhecer linguagens diferentes e possibilidades novas de argumentação.

 

Quais os melhores hábitos para uma redação nota mil no Enem?

 

Para ter uma redação nota mil no Enem, é importante treinar todo dia, mesmo que seja escrevendo apenas um parágrafo sobre um tema que seja do seu interesse. Ler conteúdos de opinião também sempre ajuda a identificar padrões que poderão ser adotados no seu texto.

Faça os exercícios de treino do seu cursinho online, mande para revisão com os professores e sempre entenda o feedback para ver o que pode ser modificado.

 

Como criar o hábito de leitura para uma redação nota mil no Enem?

 

Para se preparar para a prova de redação do Enem, você pode criar o hábito de acompanhar os principais portais de notícias, o que ajudará a saber mais sobre temas importantes que poderão ser cobrados. Leia artigos de opinião.

Outra possibilidade é, também, investir em leituras de crônicas e outros tipos de textos literários. Isso poderá ajudar a expandir sua criatividade e aplicar algumas medidas no texto dissertativo-argumentativo.

 

Quais são as principais falhas na redação do Enem?

 

Alguns dos principais erros cometidos na redação do Enem são: deixar de lado os cuidados com a estrutura sintática, ortografia e gramática, fuga ao tema, não realizar uma intervenção clara sobre o problema proposto e erros de coesão e coerência.

Ainda temos as falhas de copiar textos motivadores, não desenvolver um argumento, não contextualizar repertório sociocultural… tudo isso impede uma redação nota mil.

 

Alcance uma redação nota mil com quem realmente entende do assunto

 

A redação nota mil não é impossível: vem com o Stoodi, que ajudamos você a chegar nela! No melhor cursinho online para o Enem, você encontra uma preparação impecável para sua prova e para a elaboração do texto.

Aprenda estratégias, treine com os temas mais atualizados e tenha o feedback de nossos professores – e sem limite de textos para correção.

 Via Stoodi

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar