Blog

img

Controle de hábitos: o que é, como usar, vantagens e mais

02 de Janeiro de 2024 0 comentários

Se você está em busca de uma forma funcional de acompanhar e compreender como você se comporta, o habit tracker pode te ajudar! Continue a leitura do artigo e confira o que é o sistema de controle de hábitos, quais são suas vantagens, como usar e muito mais!

Afinal, o que é o controle de hábitos ou habit tracker?

O controle de hábitos, ou habit tracker, é um método de monitoramento de atividades e comportamentos que você almeja conquistar ou finalizar para melhorar seu desempenho pessoal em atividades do dia a dia.

Em geral, ele pode ser feito a partir de gráficos ou tabelas em que você deve preencher quadrinhos sempre que realizar algo corriqueiro ou que deseja fazer com mais frequência, sejam atividades mais simples ou até as mais complexas. Alguns exemplos de monitoramento de hábitos incluem:

  • Adequar a quantidade ideal de água ingerida ao longo do dia;
  • Incluir a prática de atividades físicas na sua rotina;
  • Ler uma quantidade predefinida de páginas ou capítulos de um livro por dia;
  • Adicionar o consumo de 2 porções de frutas por dia;
  • Iniciar práticas de mindfulness diariamente, como meditação e yoga.

Além disso, você também pode utilizar o habit tracker para acompanhar seu comportamento organizacional e aplicação de métodos de foco, como o método Pomodoro, que auxilia no desenvolvimento de foco durante a execução de atividades.

Quais são as vantagens de usar um habit tracker na rotina?

Por ser uma ferramenta de acompanhamento de hábitos, o habit tracker promove diversas vantagens para aqueles que o aplicam em suas rotinas.

Além de auxiliar na criação e monitoramento de metas, esse sistema também promove um controle de hábitos mais confiável e gera a sensação recompensadora de dever cumprido, que incentiva o usuário a continuar fazendo o acompanhamento desses hábitos.

Quais são as formas de usar o habit tracker?

São várias as formas de usar o habit tracker no seu dia a dia. Na prática, você pode integrar o habit tracker ao seu planner, incorporá-lo ao bullet journal ou simplesmente utilizar um modelo impresso. Saiba mais sobre as principais formas a seguir:

Controle de hábitos no planner

Se você já utiliza um planner para organizar sua rotina, nada melhor do que ter o sistema de controle de hábitos incorporado a ele, não é mesmo? É por isso que existem opções de planners que já possuem o habit tracker em seu layout.

 

Os planners da Tilibra são assim! Com eles, você poderá monitorar seus hábitos diários de maneira organizada e com muita praticidade! Os modelos já contam com um espaço elaborado especificamente para anotar e registrar atividades do dia a dia, promovendo maior clareza do seu progresso pessoal com o passar do tempo.

Controle de hábitos no bullet journal

Caso você prefira utilizar o bullet journal para o planejamento de atividades, também é possível integrar o controle de hábitos no caderno ou caderneta utilizado.

Esses itens possuem espaço de sobra para desenhar gráficos e tabelas de monitoramento. E o melhor de tudo é que, no bullet journal ,você poderá criar um layout adaptado às suas preferências de organização pessoal.

Habit tracker impresso

O habit tracker impresso é uma alternativa para pessoas que gostam de ter o acompanhamento sempre à vista. Com uma simples busca online, você vai encontrar diversas opções de gráficos e tabelas elaboradas especialmente para o monitoramento de atividades. Depois, basta imprimir e colar no local de sua preferência, seja na parede ou em uma lousa.

7 dicas para colocar o controle de hábitos em prática!

Quer colocar o controle de hábitos em prática, mas não sabe como? Não se preocupe, a Tilibra Express te ajuda! A seguir, confira uma lista de sugestões de hábitos que você pode analisar em seu habit tracker!

1. Comece com hábitos simples

Fazer o controle de hábitos com atividades simples é uma ótima forma de atribuir mais consistência ao monitoramento. Comece acompanhando ações como o consumo de água diário ou o número de passos que você leva para sair do trabalho e chegar em sua casa.

2. Priorize atividades que já foram adiadas

Sabe aquela atividade que você tem adiado há um tempo? Chegou o momento de dar andamento nela! Por isso, tente voltar a realizar atividades físicas para melhorar sua qualidade de vida ou a ler uma quantidade específica de páginas por dia para aprimorar o vocabulário — lembrando de monitorar a frequência de execução para não perder a motivação!

3. Defina metas realistas e alcançáveis

A definição de metas muito duras ou insustentáveis é um dos pontos que mais prejudicam o desenvolvimento de novos hábitos. Se você não quer perder a motivação em executar essas novas tarefas, lembre-se de criar metas funcionais.

Se você pretende voltar a ler, comece criando metas menores, ou seja, ao invés de ler 10 páginas por dia, defina uma meta de 5 páginas. Dessa forma, tanto a execução da atividade quanto a motivação em realizá-la serão preservadas.

4. Preencha o habit tracker diariamente

A frequência é algo essencial para o desenvolvimento de hábitos. Por isso, o preenchimento do habit tracker também deve se tornar um hábito para garantir mais consistência ao processo de monitoramento.

5. Deixe o controle de hábitos visível

Caso a memória não seja o seu maior forte, deixar o habit tracker em um local visível é o segredo para que você não esqueça de realizar o controle de hábitos.

6. Celebre suas conquistas

Aqui, não importa qual meta foi definida, mas se você conseguiu desenvolvê-la em algum nível. Se você almeja beber 3 litros de água por dia, mas bebeu 1,5 litros, não tem problema! Use esse dado como motivação para continuar evoluindo.

7. Estabeleça um horário para preencher o habit tracker

Se você não é uma pessoa metódica, esse é o sinal para estabelecer um sistema de organização pessoal como aliado no desenvolvimento de novos hábitos. Comece estabelecendo um horário específico para preencher seu habit tracker — eventualmente essa prática se tornará muito mais natural no seu dia a dia e, obviamente, será mais um hábito adquirido!

 

via Tilibra

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar