Blog

img

O que as lendas da publicidade tem a dizer sobre a criatividade?

18 de Novembro de 2015 0 comentários

A tecnologia evoluiu, as mídias se reinventaram, as pesquisas estão cada vez mais completas e os métodos e processos de gestão cada vez mais afinados. Entretanto, na publicidade, nada é tão decisivo e importante quanto a criatividade.

Tal palavra possui um peso tão grande neste meio que até mesmo a principal premiação da propaganda resolveu aderi-la em seu nome: Festival Internacional de Criatividade de Cannes. A verdade é que é ela que desequilibra o jogo, ganha prêmios e posiciona os anunciantes no tal "share of mind" do público.

Aproveitando a data de ontem (17), dia da criatividade, resolvemos abrir espaço para o que lendários publicitários pensam sobre esse verdadeiro tesouro para as marcas, agências e até para público. Confira:

"Nada vem do nada. Você deve alimentar continuamente a besta interior que te inspira e causa faíscas." - George Lois, cofundador da Lois, Holanda, Callaway.

"Criatividade é como lavar um porco. É confuso e não tem regras, nem começo, meio ou fim. É um pé no saco, e quando você estiver pronto, você não tem certeza se o porco realmente está limpo ou até mesmo por que você está lavando um porco." - Luke Sullivan, autor do livro "Hey, Whipple, Squeeze This", considerado uma espécie de guia para criativos em todo o mundo.

"Todo mundo nasce criativo, mas poucos continuam. Até porque dá muito trabalho, e o ser humano, além de nascer criativo, também nasce preguiçoso. Mas, criatividade se treina. Eu me concentro com enorme facilidade. Tenho um templo budista dentro do cérebro que, se necessário, pode ser acionado num Maracanã em dia de Fla-Flu." -Washington Olivetto, chairman da WMcCann.

"Ideias criativas florescem melhor num lugar que preserva algum espírito de diversão. Ninguém está nos negócios por diversão, mas isso não significa que o negócio não pode ser divertido." - Leo Burnett, fundador da hoje Leo Burnett Worldwide.

"Se você tem algo realmente valioso para contribuir com o mundo, esse algo virá através da expressão de sua própria personalidade, aquela centelha da divindade única, que você joga para fora e que te faz diferente de todos os outros seres vivos." - Bruce Fairchild Barton, cofundador da Batten, Barton, Durstine & Osborn.

 

"Uma ideia pode virar pó ou magia, dependendo do talento de quem entra em contato com ela." - Bill Bernbach, cofundador da Doyle Dane Bernbach.

"A maioria das ideias são um pouco assustadoras. E se não são assustadoras, não são ideias", Lee Clow, Chairman da TBWAWorldwide.

"Só porque você pode fazer algo, isso não significa que você precise fazer. A restrição é algo que eu admiro. No final do dia, ainda é uma batalha entre o bem contra o lixo." - David Droga, fundador da Droga5.

"As melhores ideias vêm como piadas. Faça seu pensamento o mais engraçado possível." - David Ogilvy, fundador da Ogilvy & Mather.

"Criatividade e inovação servem para encontrar soluções inesperadas para problemas óbvios, ou encontrar soluções óbvias para problemas inesperados. Devemos usar a nossa criatividade para oferecer melhores empresas e soluções.", Rei Inamoto, chefe de criação da AKQA.

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar